sábado, 13 de outubro de 2012

Visão Do Jovem Adolescente.




Estamos na Semana do grande Congresso com os nossos adolescente – Geracao Teen e parei para pensar nas diferentes perspectivas acerca dos diversos temas da vida entre adolescentes, jovens e adultos que são notórias, mas alguns pontos em comum devem ser apreciados de modo construtivo para ambos. Não se trata de “crítica construtiva”, mesmo porque esta expressão deveria ser banida de nossa linguagem já que “crítica” é apenas uma apreciação diante de uma visão pessoal, portanto, não pode ser considerada construtiva ou negativa; é apenas uma “crítica”.


Cada um está procurando seu espaço independente de sua idade, assim todos devem parar um pouco e pensar o que isto de fato significa. Numa linguagem moderna “procurar seu espaço” é simplesmente conquistar o respeito do outro. Agora se começa a compreender o que todos estão procurando, seja adolescente, jovem ou adulto; tudo se resume numa só palavra: RESPEITO.


Os abismos das faixas etárias deixarão de existir quando houver respeito entre todas. Este respeito está diretamente ligado a maturidade, que é outro fator que não depende exatamente de idade cronológica, mas sim psicológica ou mental, como alguns gostam de falar. Hoje, se observam adolescentes e jovens aos 40, 50, 60, enfim, em idades onde já deveria ter conquistado a maturidade. Por outro lado, também ressaltam amadurecimentos aos 15, 20, 25, em diferentes expressões. Portanto, muito mais que comentários reprováveis, cada um necessita de respeito quanto a suas limitações e ânimo quanto as suas habilidades. Assim, todos crescerão juntos como indica a Palavra de Deus em Colossenses 3.13: “Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também”.


É natural que as perspectivas sejam diferentes diante das experiências adquiridas. Os que conquistam idade e maturidade passam a sonhar, revivendo suas experiências e, muitas vezes, pensando em como muitas de suas decisões e atitudes poderiam ser melhores. Por outro lado, os adolescentes e jovens promovem visões, esperanças para um futuro próximo; planos de conquistas profissionais, formação de família, realizações materiais e pessoais quanto à casa própria, carro, independência.


Como seria proveitoso se todos aprendessem a conviver compartilhando de suas experiências e projetos. “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! – Salmo 133.1” – Assim, adolescentes e jovens teriam espaço para expor seus anseios e ambições com a grande vantagem de serem orientados por àqueles que já viveram experiências, muitas vezes, desastrosas. Um aprendendo com o outro e, especialmente, compromissados e direcionados pelo Espírito Santo de Deus. Aqui se faz toda a diferença entre adolescentes, jovens e adultos sendo cristãos, do restante do mundo; ser cheios do Espírito Santo. Quando se busca a direção do SENHOR em sua Palavra, que é a Bíblia, respeitando e dividindo as experiências de cada um, todos os sonhos e visões poderão ser realizados.


“E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões”. – Joel 2.28

0 comentários:

Postar um comentário

.